Skip links

Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPSI)

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPSI) é um setor do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Faculdade Única. Suas atividades são voltadas ao atendimento prioritário do aluno e visa à orientação acadêmica, profissional e pessoal ao estudante. O NAPSI surgiu com o intuito de auxiliar o estudante diante de suas questões e oferecer à comunidade acadêmica e familiares, soluções orientadas para as demandas nas áreas pedagógicas e emocionais. O núcleo é coordenado por um profissional da área da psicologia que orienta os alunos no desenvolvimento de atividades e projetos por meio de intervenções individuais e coletivas, dentro e/ou fora da instituição.

Ariane Cristina Silva Borges
Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social.
[email protected]
tel.: (31) 9 9472-5333

A inclusão no processo educacional oferecida pela Faculdade Única, busca atender o aluno em sua totalidade para que todos possam ter acesso às oportunidades educacionais oferecidas. Sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando as suas peculiaridades por meio dos recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e até substituir serviços educacionais existentes, facilitando a permanência do mesmo na Instituição. Desta maneira, a inclusão passa a integrar a proposta pedagógica da faculdade, promovendo o atendimento às necessidades educacionais de alunos que necessitam de atendimento especial. Esses estudantes podem procurar o NAPSI, localizado na Faculdade Única de Timóteo. Mais informações pelos telefones (31) 3849-9150, (31) 9 9472-5333 ou no e-mail: [email protected]

Este programa do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPSI) busca disponibilizar aos alunos e funcionários da instituição orientações psicopedagógicas.

Como participar: Os interessados em receber atendimento do NAPSI, devem realizar agendamento no Núcleo de Atendimento, que fica localizado na Faculdade Única de Timóteo. Mais informações pelos telefone

Atualmente, as tecnologias têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade. Diante desse fenômeno se faz necessário que estudantes estejam preparados para o manuseio desta ferramenta. A apresentação de trabalhos acadêmicos é uma prática que o discente passa a ter após a sua inserção no ensino superior. Sendo o PowerPoint o programa mais utilizado pelo alunos para apresentação de slides, percebe-se que alguns alunos demandam o aperfeiçoamento de algumas habilidades para manuseio desta ferramenta.

Essa oficina têm por objetivo capacitar os alunos para elaboração de slides, fazendo com que a apresentação seja dinâmica, atraente e participativa. As ações são realizadas nas turmas de acordo com definição e divulgação dos coordenadores de curso.

O medo de falar em público é um grande obstáculo para quem está inserido no ensino superior e no mercado de trabalho e é um desafio que quase todas as pessoas precisam enfrentar em algum momento de suas vidas. Sendo a faculdade um local em que essa dificuldade se apresenta, sobretudo durante a apresentação de trabalhos, monografias entre outras, e um espaço privilegiado para novas aprendizagens, oferecemos uma oficina destinada àqueles alunos que buscam desenvolver a habilidade de falar em público. Mais informações pelos telefones (31) 3849-9150, (31) 9 9472-5333 ou no e-mail: [email protected]

Ação que visa orientar os alunos para o desenvolvimento do hábito de estudar, considerando a análise do seu ambiente, características pessoais, habilidades cognitivas e metodologia de estudo utilizada nos anos escolares anteriores, além das estratégias atuais.

Com a finalidade central de capacitar os alunos a aprender mais no tempo previsto, são realizadas atividades que o auxiliem na superação dos desafios encontrados durante o curso superior.

Se o professor perceber que o aluno está com dificuldades no aprendizado ou na organização para os estudos, poderá encaminhá-lo ao NAPS. Tal iniciativa pode partir também do próprio aluno, que será atendido de acordo com suas necessidades.

Os encontros em grupo para orientação de estudos, acontecem de acordo com o cronograma estabelecido pelo setor e podem ser consultados no NAPSI, da Faculdade Única de Timóteo ou pelo e-mail: [email protected]

Inscrições:  As inscrições para os encontros de grupos ou individuais podem ser realizadas no NAPSI.
Telefone: (31) 3849-9150 ou (31) 9 9472-5333
E-mail: [email protected]

O projeto é estruturado em atividades que propiciam ao jovem matriculado no Ensino Médio melhores condições para refletir, pensar e determinar a escolha profissional, além de proporcionar estreitamento de relações entre a Faculdade e escolas da região. A orientação é realizada em duas modalidades de atendimento: individual e em grupo.

As ações visam atender quem necessita criar um projeto profissional. Destina-se também àqueles acadêmicos que fizeram a opção por uma Graduação e desejam mudar de curso. Nos encontros são realizados jogos, testes psicométricos, dinâmicas e reflexões a partir de filmes e músicas, leitura de textos e atividades que trabalham informações sobre profissões.

As inscrições para o Programa podem ser realizadas no NAPSI da Faculdade Única de Timóteo.

Telefone: (31) 3849-9150 ou (31) 9 9472-5333
E-mail: [email protected]

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sendo ele um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Para o estudante é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais desejadas para um bom exercício da profissão.

Tanto alunos que estudam, quanto os que estudaram na Instituição, podem ser impactados com os resultados obtidos no ENADE, refletindo de maneira positiva ou negativa em sua carreira profissional.

Pensando na importância dessa avaliação, o NAPSI oferta aos cursos de graduação da Faculdade Única uma capacitação. Buscando preparar os discentes para um desempenho superior no ENADE. Essa atividade é realizada em sala, conforme definição e divulgação do coordenador.

Os conflitos fazem parte da natureza humana e de cada indivíduo. Nem sempre as pessoas compartilham dos mesmos interesses e objetivos, sendo que essas diferenças podem resultar em alguma espécie de conflito.

Podem ocorrer inevitavelmente em todos os ambientes, casa, trabalho, faculdade entre outros. Portanto, a proposta dessa oficina é abordar o conflito sob a ótica das relações entre alunos no ambiente acadêmico.

A partir da percepção do coordenador, professor ou dos próprios estudantes, o NAPSI se propõe a realizar uma intervenção junto aos alunos, buscando identificar e solucionar os conflitos existentes e visando uma melhoria nas relações interpessoais no seu ambiente acadêmico.

A oficina de resolução de conflitos é ofertada em grupo e pode ser solicitada por coordenadores e professores no NAPSI, da Faculdade Única de Timóteo. Mais informações pelos telefones (31) 3849-9150, (31) 9 9472-5333 ou no e-mail: [email protected]